Editorial #PapoSério – Setembro Amarelo

O mês de Setembro é marcado pela campanha de Prevenção ao Suicídio. 

Não é celebração, não é comemoração. É um lembrete para que a gente se cuide e cuide do outro.

Mais de 12 mil pessoas cometem suicídio no Brasil todos dos anos. No mundo, são mais de 800 mil. Por isso, precisamos falar sobre esse tema. 

Procurar ajuda não é vergonha e depressão não é frescura, muito menos falta de Deus. Depressão é uma doença grave, que tem tratamento e precisa ser tratada por profissionais da saúde.

Se você tem depressão, não hesite em procurar ajuda. O Posto Céu Azul, localizado na Rua Alice Marquês, 187, oferece atendimento psicológico. Além disso, você pode entrar em contato com o CVV a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana. O CVV oferece apoio emocional 24 horas gratuitamente por telefone 188, email e chat. Acesse cvv.org.br para obter mais informações. 

Se conhece alguém que tenha depressão e não sabe como ajudar, veja algumas dicas do CVV (Centro de Valorização da Vida):

  • Acolher e não fazer críticas ao pensamento e sentimento da pessoa é essencial.
  • A escuta ativa é uma alternativa para estes diálogos: fazer perguntas abertas; fazer um breve resumo do que a pessoa falou; retornar a algum ponto que não tenha ficado claro; dar pausas para ela elaborar o que está sentindo.
  • Oferecer suporte emocional e informar sobre a ajuda profissional, bem como se mostrar à disposição, caso ela queira conversar novamente, são pontos importantes.
  • Se a pessoa falar claramente sobre os seus planos de se matar e parece estar decidida quanto a isso, é primordial que ela não seja deixada sozinha. Podem ser contatados os serviços de saúde Mental e familiares/amigos da pessoa.
  • Se você perceber que a pessoa não se sente à vontade para se abrir, deixe claro que você estará disponível para conversar em outras oportunidades. Você também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV.

Ninguém está sozinho nessa. Os voluntários do CVV estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e vão te ouvir sem julgamentos, assim como psicólogos e médicos do sistema único de saúde poderão te ajudar. Procure ajuda. Ajude seus amigos e familiares.

#SetembroAmarelo

Os dados e informações dessa matéria tiveram como fonte o portal do CVV e site da Prefeitura de Belo Horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM Social

EM Social Subtitle

Siga o Guia Céu Azul