História do Bairro Céu Azul

Céu Azul é um bairro de Belo Horizonte localizado a noroeste da Pampulha, fazendo divisa com a Venda Nova e com o município de Ribeirão das Neves. É um dos bairros mais populosos da capital mineira.

Antes de se constituir como bairro, a área do Céu Azul fazia parte de uma fazenda chamada Olhos d’Água. Assim como outros bairros da Região, ele também surgiu a partir de arraiais e vilas formados em torno de pontos de parada utilizados por tropeiros do século XIX. Montados em seus cavalos, junto das mulas que carregavam diversas mercadorias, os tropeiros eram os responsáveis pelo abastecimento da região das minas de ouro e diamante. Com o passar dos anos, a terra batida deu lugar ao asfalto e o trânsito de carretas e caminhões substituiu o vaivém dos tropeiros com suas mulas. A partir da década de 1930, com a industrialização, a abertura da Avenida Antônio Carlos e a construção do aeroporto da Pampulha, a região começou a se transformar. Vários loteamentos foram abertos, entre eles o que originou a Vila Parque Copacabana, em 1953, que viria a abrigar o Céu Azul, entre outros bairros.

O bairro tem boa infra–estrutura em termos de serviços e produtos, tais como street malls (shoppings de rua), supermercados, fast food, drogarias, bancos, clínicas, padarias, colégios, bares, restaurantes, lojas de roupas, perfumaria, material elétrico, laboratórios, lojas de móveis e decoração, oficinas mecânicas e serviços diversificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM Social

EM Social Subtitle

Siga o Guia Céu Azul